Já nos perguntaram algumas vezes se mulheres podem preparar sushi e sashimi.
Isso se refere ao mito de que a causa está na temperatura das mãos femininas, que seria mais elevada do que a temperatura das mãos masculinas em detrimento da temperatura corpórea da mulher oscilar durante o período fértil. Aproveitando-se disso foi disseminada a cultura de que a variação de temperatura feminina afetaria a qualidade de um bom sushi.
Esta questão é totalmente cultural. No Japão, diferente do que imaginamos, os japoneses não comem sushi e sashimi regularmente. Sushi é uma comida cara e festiva por lá, consumida em restaurantes e eventos comemorativos. As mulheres no Japão na antiguidade, não tinham profissão. Eram somente donas de casa. Quem preparava o sushi e o sashimi nas festas e eventos e também nos restaurantes eram os profissionais. Alguns até antigos samurais que abandonaram suas espadas trocando-as pelas famosas facas japonesas hiper afiadas, que conhecemos até hoje. Isso é proveniente da era conhecida como “edomae”. Edo, era a antiga baía de Tokyo e foi neste período que o sushi se popularizou no Japão (origem do termo “edomae zushi”).
Imaginem se nesta época alguma mulher tivesse mais habilidade no preparo de sushi, que um homem e começasse a preparar sushi e sashimi (sabemos que quando as mulheres resolvem fazer algo, o fazem com mais maestria que os homens). Ela poderia ser independente financeiramente do marido e isso acabaria com os pilares da sociedade patriarcal japonesa, onde até hoje, o papel do homem é ser o gestor mor de uma família .
Por esta razão, foi desenvolvido na época, o mito de que a temperatura das mãos da mulher é mais elevada do que a temperatura das mãos do homem.
A temperatura corporal do ser humano possui variações em torno de 36.5 graus. Quando a mulher está no período fértil a temperatura sobe para 36.6, 36.7, 36.8 e até 36.9. Se passar a 37 graus a mulher está em estado febril. A alteração neste caso das oscilações da temperatura feminina, é insignificante ao ponto de alterar o sabor de qualquer coisa que seja manuseada.
Médicos afirmam que é a temperatura basal, de dentro do corpo, que altera por razões diversas. Não a temperatura das extremidades.
Independente da mão masculina ou feminina, se segurarmos um filé de peixe nas mãos por 3, ou 4 minutos o peixe começa a desmanchar. E no mais, o tempo de contato do peixe com as mãos durante preparo de sushi é extremamente rápido, em torno poucos segundos. Em nosso Curso recomendamos sempre aos alunos a não ficarem manuseando o peixe (nem alga nori) por muito tempo. Assim sendo, a qualidade e frescor de um bom sushi são mantidos.
Então desmitifiquemos essa ESTÓRIA de que as mulheres não podem fazer sushi. Podem (e devem) SIM!
PS.: Na foto, nossa amiga e parceira (ex-aluna), a grande sushi-woman Thaila Gonçalves de Betim-MG.
Contato para eventos: (31) 98330-7575
Comments are closed.